exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Polímero que muda de forma é capaz de levantar mil vezes o seu peso

Investigadores da Universidade de Rochester anunciaram a criação de um material capaz de alterar a sua forma e de levantar um peso até mil vezes a sua própria massa.

  • 333

O super-polímero pode ser moldado para ter uma nova forma e, se entrar em contacto com o calor corporal humano, retoma a forma original. «É como uma faixa de borracha que assume uma nova forma quando é esticada. Um simples toque faz com que volte a ter a forma original», dizem os investigadores citados pela Cnet.

Os cientistas afirmam ainda que conseguem afinar o material para aceitar temperaturas mais elevadas ou mais baixas e que ativem o seu retorno à forma original.
Outra característica impressionante passa pela capacidade que o material tem de armazenar energia elástica, necessária para voltar à forma original. Essa energia permite que o material consiga levantar até 1000 vezes o seu peso. Um pedaço deste material do tamanho de um atacador consegue levantar um litro de líquido, explicam os investigadores.

As aplicações para este material podem passar por pele artifical, dispensadores de medicamentos ativados pelo calor corporal ou roupa que se ajusta ao corpo.

Veja o vídeo que demonstra esta descoberta.

  • 333