exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Andy Grove: morreu dos grandes pioneiros dos microprocessadores

Andrew S. Grove, mais conhecida por Andy Gove, esteve diretamente ligado ao aparecimento e desenvolvimento dos microprocessdores. Foi investigador, CEO e presidente da Intel.

  • 333
Andrew S. Grove, 1936-2016

Andrew S. Grove, 1936-2016

É um dos nomes mais conhecidos de Silicon Valley. Andy Grove morreu hoje aos 79 anos, informação que foi tornada pública por Brian Krzanich, atual CEO da Intel, cargo que foi de Grove entre 1987 e 1998.

Andrew S. Grove nasceu em Budapeste, Hungria, tendo emigrado com a família para os Estados Unidos após ter conseguido sobreviver à ocupação Nazi. Formou-se em engenharia quimica e posteriormente dotourou-se na Universidade da Califórnia. Começou a carreira profissional na Fairchild Semiconductor, uma empresa pioneira no desenvolvimento de circuitos intetrados. Em 1968 juntou-se à Intel, onde foi um dos primeiros funcionários da empresa, ficando responsável pela área de engenharia.

Considera-se que Andy Grove é um dos grandes reponsáveis pelo sucesso da Intel quando decidiu que a empresa deveria abandonar a produção de chips de memória, que eram produzidos por empresas japonesas a custos muito mais baixos, e concentrar-se no desenvolvimento de microprocessadores. Área pela qual a Intel ficou conhecida. Aliás, foi durante a liderença de Grove que a Intel conseguiu uma das maiores fases de crescimento graças à "explosão" dos PCs nos anos 80 e 90.

Andrew S. Grove foi considerado Homem do Ano pela revista Time em 1997.

  • 333