exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Bioo Lite: a planta que carrega telemóveis

Esta planta aproveita o processo de fotossíntese para transformar a luz solar em eletricidade. Depois é possível carregar o telemóvel por USB até três vezes por dia.

  • 333

Paulo Matos

A Arkyne Technologies é uma empresa de Barcelona que desenvolveu um produto original: uma planta que consegue carregar a bateria de telemóveis. Denominada Bioo Lite, esta planta utiliza o processo de fotossíntese para transformar a luz solar em eletricidade.

Segundo os responsáveis do projeto, o processo de ‘instalação’ é relativamente simples: basta puxar o cabo USB de dentro do vaso, adicionar água, colocar a planta dentro do vaso e tapar com terra. Mas, afinal, como é que este ‘milagre’ acontece? É que, dentro do vaso, é colocada uma célula biológica com uma capa de biomassa sólida e uma solução biológica micro-orgânica que é ativada quando entra em contacto com água. Além disso, entre estas camadas é inserido um circuito eletrónico interno que armazena a energia e há também uma cavidade para permitir o fluxo de oxigénio.

De acordo com o The Next Web, é gerada energia suficiente para se conseguir carregar a bateria de um telemóvel três vezes por dia à mesma velocidade com que se carregaria o terminal através de uma porta USB de um computador.

A empresa recorreu à Indiegogo para tentar angariar 15 mil euros e, apesar de ainda faltar um mês para o final do prazo, já conseguiu ultrapassar essa verba. Os apoiantes da iniciativa poderão adquirir uma Bioo Lite por 89 euros (mais despesas de envio), com as entregas a estarem previstas para dezembro deste ano.

Pode saber mais detalhes sobre este projeto no vídeo abaixo.

  • 333