exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Prémios: Os Melhores do Portugal Tecnológico

Uma vez mais a Exame Informática distingue as pessoas, as empresas e os produtos que marcaram o país e o mundo, com destaque para o melhor que se faz em Portugal.

  • 333

Na edição deste ano foram 11 as categorias premiadas, 10 são da responsabilidade da redação da Exame Informática. A exceção é o prémio Personalidade do Ano, que foi escolhido por um júri constituído por Francisco Maria Balsemão (vice-presidente da Impresa), Pedro Veiga (coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança), José Tribolet (presidente do Inesc), José Dias Coelho (diretor-geral da APDSI) e Pedro Miguel Oliveira (diretor da Exame Informática).

Inovação
Chama-se Tetrasolar o projeto que conclui oito longos anos de investigação a cargo de Elvira Fortunato e da sua equipa do CENIMAT. Depois dos transístores, das memórias, ecrã, sensores, chips, antenas Wi-Fi... Chega agora a célula solar que permite abastecer todo este sistema baseado em papel. As nossas menções honrosas vão para o projeto Ocean Swarm, do Instituto de Telecomunicações de Lisboa/ISCTE, e para o EyeFundusScope, do Instituto Fraunhofer.

Internet
O Instituto de Informática da Segurança Social desenvolveu uma plataforma repleta de serviços que permite ao cidadão aproximar-se mais do Estado, o Segurança Social Direta. As nossas menções honrosas vão para a PT Portugal pelo lançamento da tecnologia NG-PON2, que permite das maiores velocidades simétricas na fibra ótica, e para Knok, um serviço apoiado numa app que coloca um médico rapidamente em casa do utente.

Software
O vencedor é um algoritmo saído da UPTEC que permite a qualquer câmara monitorizar a atividade cardíaca. A tecnologia chama-se Healthy Road. As menções honrosas vão para a Buddy for Sports, uma app desportiva, e para o Playsketch do Instituto Pedro Nunes, que facilita a criação de cenários para jogos.

Imagem Digital
Drones e mais drones. Mas não só. A DJI também faz sistemas de estabilização para câmaras que são muito inovadores e vence a categoria. As menções honrosas são entregues à Samsung e à Sony, marcas que têm inovado na captura de imagem, sobretudo na área dos smartphones.

EI Lab
A Samsung foi a empresa que mais dispositivos inovadores nos fez chegar em primeira mão e vence a categoria. Asus e Lenovo ficam com as merecidas menções honrosas – duas marcas que marcaram o ano na computação pessoal.

Sustentabilidade ambiental
A Magnum Cap ganha esta categoria pelo segundo ano consecutivo. A sua tecnologia de carregamento bidirecional é uma referência internacional na criação de redes elétricas inteligentes. A Prodsmart consegue ganhos de eficiência e prevê possíveis avarias em fábricas; a Vodafone fez da aldeia do Sabugueiro, uma aldeia inteligente.

Fabricante de computadores
A Lenovo continua imparável. Lidera o mercado mundial e surpreende com máquinas inovadoras. É o vencedor acompanhado da Asus e da HP. Ambos com prestações muito boas durante este ano.

Produto do ano
Os Gear VR, da Samsung, são a nossa escolha por terem tornado acessível a tecnologia de realidade virtual. Mas o G5, da LG, e o Osmo, da DJI, também mereceram a nossa atenção.

Marca Internacional
Fica entregue à Huawei como reconhecimento do seu esforço de crescimento baseado em inovação. A Tesla e a Samsung são outras empresas que marcaram o ano e merecem as menções honrosas pela qualidade que colocam nas tecnologias e dispositivos desenvolvidos.

Marca Nacional
Vitória para a Uniplaces, uma referência internacional no alojamento para estudantes e um caso de sucesso entre as startups nacionais. A BeeVeryCreative continua a liderar na impressão 3D desktop e a JP Inspiring Knowledge mantém o seu percurso fulgurante como um dos maiores fornecedores de plataformas educativas do mundo.

Personalidade
Desenvolver tecnologia de ponta para clientes tão importantes como a NASA ou a ESA poderia, a princípio, parecer impossível para uma empresa de Coimbra criada por três ex-alunos de doutoramento, mas a Critical Software levantou mesmo voo para não mais aterrar. Aliás, a empresa portuguesa participa na recente missão ExoMars. Aos comandos desta "nave" esteve, e está, Gonçalo Quadros, o vencedor, este ano do prémio Personalidade – a única categoria dos prémios "Os melhores do Portugal Tecnológico" que não é decidida pela redação, mas por um júri convidado.

  • 333