exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Teste ao Samsung Note 8 e o projeto de rastreio espacial que vai pôr dois telescópios na Madeira

Analisamos o Note 8, o topo de gama da Samsung, explicamos como tornar o Chrome mais rápido, desvendamos como será criado um sistema de identificação e monitorização de lixo espacial em Portugal...

  • 333

Diga 33! Este é o número desta edição da Exame Informática Semanal, um projeto digital diferenciador que começou no início deste ano. Desde janeiro que os nossos leitores podem ler, semanalmente, as análises mais completas e conhecer o melhor que se faz na ciência em Portugal.

E foi mais uma semana em cheio. O Pedro Oliveira foi a Roma conhecer os novos Asus Zenfone 4. A marca de Taiwan tem evoluído rapidamente no segmento e, pelo menos num primeiro contacto, estes novos modelos têm trunfos para lutar com os melhores, sobretudo na fotografia. O topo de gama até estreia na Europa o Snapdragon 835 e rede 5G. Mas no bolso do Pedro foi outro smartphone, ou melhor, um phablet, o Note 8 da Samsung. O substituto do Note 7 de má memória para a marca sul-coreana está muito “vitaminado”, pelo que vale a pena ler a análise.

Como é habitual, o Hugo Séneca foi descobrir projetos “made in Portugal”, mas com potencial impacto global. A «box que ouve e respira» é capaz de fazer uma sofisticada monitorização ambiental a custos muito reduzidos. E sabia que o Pico do Areeiro, na Madeira, deverá receber dois telescópios para identificar e monitorizar lixo espacial, uma ameaça cada vez maior para as máquinas que exploram o Espaço?

O Hugo foi ainda falar com Miguel Fontes, o diretor da Startup Lisboa, que tem por missão transformar um velho e gigantesco complexo industrial na zona oriental de Lisboa num espaço de inovação para atrair empreendedores nacionais e internacionais.

O Paulo Matos explica o que terá sido a notícia mais preocupante da semana para os “informáticos”, a propagação de malware numa das ferramentas de otimização do PC mais populares: o CCleaner. Depois do que aconteceu, vamos ver se esta ferramenta vai recuperar a confiança dos utilizadores. Bem mais interessante para o Paulo foi o teste ao Fischertechnik BT Smart Beginner Set. Um nome esquisito para um kit robótico que é capaz de incutir o engenho e a criatividade nos mais novos.

Quanto a mim, fui, uma vez mais, dar umas voltinhas a bordo de um carro bem equipado tecnologicamente, o novo Peugeot 308. Não parece muito diferente por fora nem por dentro, mas a tecnologia evoluiu de forma substancial - como habitual, além do texto há uma análise em vídeo. Testei ainda uma câmara fotográfica da Panasonic que surpreende por três características: preço apelativo, objetiva muito polivalente com zoom ótico máximo de 60x e capacidade de gravar vídeo em 4K.

Mas há mais, muito mais, como pode verificar no Sumário desta edição.

Bom fim-de-semana. Encontramo-nos no próximo sábado, ou mesmo antes www.exameinformatica.pt ou no Facebook.

  • 333