exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

BCE: sem regulação, moeda do Facebook é «demasiado perigosa»

Foto: Neonbrand / Unsplash

Apesar do alerta, supervisor do sector financeiro da União Europeia acredita que o aparecimento de novos serviços financeiros digitais vão ter um efeito positivo junto dos reguladores.

  • 333

«Está fora de questão permitir que [o Facebook] desenvolva atividades de serviços financeiros num vazio regulatório, porque é demasiado perigoso.» A frase foi dita neste domingo por Benoit Coeure, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), citado pela Bloomberg.

O elemento do BCE considera que os reguladores financeiros precisam de ser rápidos na resposta à chegada de novos serviços financeiros por parte das gigantes tecnológicas americanas.

«Temos de nos mover de forma mais rápida do que temos feito até agora», acrescentou Benoit Coeure, referindo-se à lentidão dos reguladores do sector em adaptarem-se sobretudo à nova realidade dos serviços digitais.

O aviso do BCE junta-se a outros que já foram feitos por outros reguladores. Na semana passada, o congresso dos EUA pediu ao Facebook que parasse o desenvolvimento da Libra para que o projeto possa ser examinado antes de ser lançado. Segundo a informação partilhada pelo tecnológica, a criptomoeda tem lançamento previsto para 2020.

Apesar do alerta, o membro do Banco Central Europeu reconhece que esta “pressão” colocada por novos serviços digitais vai acabar por fortalecer os reguladores do sector.

«Todos estes projetos acabam por ser uma chamada de atenção útil para os reguladores e autoridades públicas, pois encorajam-nos a fazermos mais perguntas e podem melhorar a forma como fazemos as coisas», refere ainda.

  • 333