exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Seis novidades sobre o serviço de videojogos Google Stadia

Imagem: Google

Há novos detalhes sobre a compra de jogos, modo multijogador, o comando dedicado e também sobre realidade virtual.

  • 333

A Google continua a partilhar novas informações sobre a plataforma de streaming de videojogos Stadia. Através de uma atualização da página oficial de perguntas e respostas do serviço, a tecnológica esclareceu mais uns pontos que podem ser importantes para os jogadores que querem apostar na plataforma.

A maior novidade é o compromisso da Google em garantir que os jogadores têm acesso aos jogos, mesmo depois de estes, eventualmente, desaparecerem da loja online do Stadia.

«Quando compras um jogo, tens direito a jogá-lo. No futuro, é possível que alguns jogos já não estejam disponíveis para compra, mas os jogadores que o tiverem vão poder jogá-lo. Além de circunstâncias imprevisíveis, o objetivo do Stadia será manter jogável qualquer título comprado anteriormente», sublinha a Google.

Ainda relativamente à aquisição de jogos, a Google diz que não há uma relação direta entre a conta a partir da qual é feita a compra e a conta a partir da qual o código é usado. Ou seja, pode adquirir uma subscrição do Google Stadia com um email, mas vincular a plataforma a outra conta Gmail que possa ter.

Outra novidade é relativa ao comando dedicado Stadia Controller. A empresa esclarece que o gadget vai usar a tecnologia Bluetooth durante o processo de configuração, mas que este sistema não vai ser suportado como método de ligação aos dispositivos. Para este efeito, será utilizada a tecnologia Wi-Fi ou em alternativa um cabo USB-C.

No que aos dispositivos móveis diz respeito, já se sabia que numa primeira fase o Google Stadia vai ser exclusivo dos smartphones da linha Pixel 3 e Pixel 3a, mas agora a Google também coloca qualquer tablet que tenha o Chrome OS como compatível com a plataforma.

Ficou também confirmado que o Google Stadia vai suportar jogos multijogador online – tantos quantos o jogo permitir – e ainda multijogador local, podendo uma única conta de utilizador ter até quatro comandos sincronizados.

Destaque final para o “silêncio” da empresa relativamente ao suporte de jogos de realidade virtual neste novo serviço. «De momento, não temos notícias para partilhar sobre o suporte de realidade virtual no Stadia.»

  • 333