exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Há uma nova Nintendo Switch: é mais barata e menos versátil

Foto: Nintendo

Nova versão da consola perde a doca para ligação ao televisor e também os comandos destacáveis. Chega a Portugal a 20 de setembro.

  • 333

Chama-se Nintendo Switch Lite e é uma variante mais barata, mas também menos versátil, da consola lançada originalmente em 2017 pela empresa japonesa. O novo sistema de jogo vai chegar a Portugal no dia 20 de setembro e vai custar 219,99 euros.

Apesar de ser em muitos aspetos semelhante à Nintendo Switch original – no design e no desempenho –, há diferenças consideráveis que fazem da Switch Lite um equipamento distinto.

Para começar, a consola é mais compacta e mais leve, fruto das alterações de design que foram feitas. A Switch Lite não tem os comandos destacáveis Joy-Con, estando os controladores integrados diretamente no corpo da consola.

O ecrã também é mais pequeno, passando de 6,2 polegadas para 5,5”, mas mantém a resolução de 720p, não tendo, no entanto, o sensor que ajusta automaticamente o brilho do ecrã.

A consola perde também a doca do sistema original e que permite ligar o gadget ao televisor. Ou seja, enquanto a Switch lançada em 2017 é um sistema de jogo híbrido – portátil e doméstico –, a Switch Lite está pensada exclusivamente como uma consola portátil.

Quanto à compatibilidade de jogos, a Nintendo diz que a Switch Lite suporta todos os jogos que tenham um modo portátil, mas que títulos nos quais os comandos Joy-Con sejam indispensáveis, então será necessário comprar estes periféricos em separado. A Nintendo vai identificar na sua loja de conteúdos quais são os jogos que não são compatíveis com o novo modelo da consola.

«Se um jogo for compatível com funções dos comandos Joy-Con, como a vibração em HD, a câmara de infravermelhos e os sensores de movimento, algumas opções não estarão disponíveis se utilizares apenas a Nintendo Switch Lite», informa a empresa no seu site.

Segundo a publicação The Verge, a Nintendo Switch Lite vai ter uma autonomia melhorada – quanto, ao certo, não foi especificado – e vai estar disponível em três cores: amarelo, cinzento e azul turquesa.

* Artigo atualizado com o preço para Portugal e para corrigir a informação relativa à perda do sensor de luminosidade que ajusta o brilho do ecrã automaticamente na Switch Lite

  • 333