O YouTube está a testar um novo design para a página principal. O alteração de aspeto da plataforma de vídeo começou a aparecer a um pequeno grupo de utilizadores que rapidamente usaram as redes sociais – como o Twitter e o Reddit – para comentar a mudança.
A alteração que mais se destaca é o aumento de tamanho considerável dos thumbnails dos vídeos, o que faz com que no modo web apareçam muito menos vídeos na mesma área de visualização. Apesar de dar destaque a menos canais e criadores de conteúdos, dá por outro lado maior destaque aos vídeos que o algoritmo de recomendação do YouTube acredita serem os preferidos dos utilizadores.
Nesta nova versão do YouTube, os vídeos também deixam de estar divididos por categorias na página principal como acontece até aqui. A subsidiária da Google já confirmou que está a testar um novo visual para a plataforma, não tendo revelado no entanto quantos utilizadores já têm acesso a esta nova versão – e que até pode nunca a vir a ser “oficializada”.
Tal como é habitual em grandes mudanças visuais, o novo design do YouTube está a dividir opiniões, mas na discussão criada no Reddit especificamente para esta alteração, existem muitos comentários de utilizadores que não gostam do novo aspeto.
«Parem de tornar o site para desktop parecido com a aplicação móvel», escreve um dos utilizadores que teve maior “apoio” dos restantes participantes. «Pela primeira vez não gosto de uma atualização do YouTube. Sim, eu queria thumbnails maiores, mas não sei se precisava deles assim tão grandes», escreve outro utilizador. Mas também há comentários positivos à mudança: «Sou parte do 1% que realmente gosta [da mudança]!», sublinha outro internauta.
A última grande remodelação visual do YouTube aconteceu em meados de 2017, altura em que até o logotipo da plataforma de vídeo foi alterado.