exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Ninebot revela trotinete que conduz sozinha até estações de carregamento

Foto: Segway-Ninebot / Getty Images

A Uber e a Lyft estão entre as primeiras empresas-clientes do modelo KickScooter T60. Chegada em massa está prevista para o início de 2020

  • 333

O grupo Segway-Ninebot revelou um novo modelo de trotinete elétrica que é capaz de conduzir sozinha, sem intervenção humana direta, até às estações de carregamento, sendo o controlo controlo feito através da cloud. «O ponto difícil para os operadores de serviços de trotinetes é fazer uma melhor manutenção por um preço mais baixo», disse Gao Lufeng, diretor executivo da empresa, em declarações à Reuters.

Com este novo modelo, apelidado de KickScooter T60, a manutenção da rede de trotinetes torna-se mais fácil de gerir, pois já não fica tão dependente do trabalho de recolha, carregamento e reposição que atualmente é feita pelas empresas e por utilizadores numa lógica de crowdsourcing pago.

«Acredito que as trotinetes vão substituir as bicicletas como a principal solução de micromobilidade. Faz parte da natureza humana poupar energia enquanto se desloca», acrescentou ainda o executivo chinês.

Mas devido à tecnologia extra que estas trotinetes integram, também vão ser mais caras: enquanto os modelos atuais da Segway-Ninebot variam entre os 90 e os 270 euros para empresas-cliente, a trotinete autónoma vai custar perto de 1300 euros, o que pode ser uma barreira para uma adoção em massa num curto espaço de tempo.

De acordo com a informação revelada, as primeiras unidades começam a ficar disponíveis já durante o mês de setembro, mas a “invasão” das trotinetes autónomas só deverá acontecer de forma mais notória a partir do início de 2020.

A Uber, uma das maiores empresas de mobilidade da atualidade, é um dos parceiros anunciados para o novo modelo da Segway-Ninebot. Também a rival Lyft assinou um acordo com a empresa chinesa.

Em 2018, a Segway-Ninebot foi responsável pela venda de 1,6 milhões de trotinetes a nível global.

  • 333