exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Google terá bloqueado instalação “paralela” de aplicações no Huawei Mate 30

Foto: SOPA Images / Getty Images

Ferramenta LZPlay estava a ser usada para instalar, de forma não oficial, as aplicações da Google nos smartphones da marca chinesa. Huawei distancia-se deste sistema e a Google não comenta o caso

  • 333

Já não é possível instalar aplicações da Google, através do processo manual e não oficial conhecido como “sideload”, nos novos smartphones topo de gama da Huawei. A novidade surge numa altura em que estava a ganhar popularidade um artigo de um investigador chamado John Wu que ensinava a instalar a loja de aplicações Google Play e outros serviços, como o Gmail e o Maps, nos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro.

A notícia da agência Bloomberg diz que o bloqueio da instalação de aplicações que não têm origem na loja oficial do sistema operativo Android terá sido ativado pela Google, através de um mecanismo que é conhecido como SafetyNet – uma ferramenta para impedir utilizações abusivas de aplicações no sistema operativo Android.

A descoberta foi feita pela publicação Android Central e foi partilhada pelo diretor no Twitter:

A Google recusou comentar a notícia. Já a Huawei reagiu dizendo apenas que não tem qualquer envolvimento com a LZPlay, a ferramenta usada pelo investigador John Wu para instalar, de forma simples e rápida, as principais aplicações da Google nos novos topo de gama da marca chinesa.

De recordar que a Huawei, por estar na “lista negra” de entidades dos EUA, não pode ter relações comerciais com as empresas norte-americanas (salvo autorização expressa), o que no caso da Google impede que as aplicações da gigante dos motores de busca venham pré-instaladas nos telefones da marca chinesa.

Na apresentação mundial dos Huawei 30 e 30 Pro, o diretor executivo da Huawei, Richard Yu, garantiu que a falta dos serviços da Google será compensada por serviços comparáveis desenvolvidos pela própria marca e por parceiros – a tecnológica anunciou um investimento de mil milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de aplicações para os smartphones Huawei.

  • 333