exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Notícias

Kaspersky desenvolve ferramenta para combate a fraude nos eSports

adamkaz - Getty Images

De acordo com dados de um inquérito feito pela Global Gaming, um em cada três jogadores confessaram já ter sido alvo de fraudes em jogos cometidas por outros jogadores

  • 333

Francisco JM Garcia

A Kaspersky lançou recentemente uma solução para tornar os eSports mais justos e combater em tempo real jogadores que utilizem truques para ganhar. Chama-se Anti-Cheat e baseia-se num sistema de cloud que permite partilhar relatórios automaticamente com clientes, para que estes possam agir perante as práticas desonestas.

De acordo com a marca, muitos jogadores de títulos online são enganados frequentemente e apenas 12% afirma nunca ter sido vítima de um destes esquemas. Os dados do inquérito realizado pela Global Gaming revelam que um em cada três jogadores confessaram já terem sido enganados por outros jogadores.

Esta solução foi desenvolvida especialmente para ser aplicada no contexto de competições de eSports e pode ser integrada através da API de uma plataforma para que os jogadores a possam utilizar e assegurar um jogo mais justo. O Anti-Cheat analisa a informação recolhida e, no caso de uma suspeita, lança o alerta aos utilizadores.

Anton Selikhov, responsável pela nova ferramenta de segurança da Kaspersky, conta num comunicado que «o jogo limpo é muito importante para todos os jogadores que se esforçam por demonstrar as suas habilidades. Quando jogos como o CS:GO, PUBG ou o DOTA 2 passam a ser fraudulentos, os jogadores honestos deixam de jogá-los ou, simplesmente, desistem para sempre. No entanto, a nossa solução proporcionará a todos os jogadores de torneios online a oportunidade de manter um equilíbrio na comunidade de jogo e supervisionar a evolução das suas competições. Com a introdução do Kaspersky Anti-Cheat, a nossa empresa soma mais de 20 anos de experiência na luta contra o malware e o cibercrime, a um novo patamar. E vamos continuar com o nosso trabalho: ainda este ano, planeamos lançar o Kaspersky Anti-Cheat para jogos online com multijogadores».

  • 333