exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Satélite Hylas 1 descola hoje com o objetivo de dar Internet à Europa

O Hylas 1 descola hoje às 18h39 (hora de Lisboa) da Guiana Francesa rumo ao espaço. O novo satélite tem por objetivo fornecer Internet ao continente europeu. A descolagem vai ser transmitida na Net.

  • 333

Hugo Séneca

Com o Hylas 1, a Avanti Communications pretende criar uma alternativa aos serviços de acesso à Internet por cabo ou ADSL.

De acordo com comunicado da companhia, o novo satélite está equipado com a tecnologia Ka Band, que permite adaptar a largura de banda necessária às solicitações de cada região.

O novo satélite vai disponibilizar comunicações bidirecionais para toda a Europa, com uma velocidade máxima de 8 Mbps em download.

A Avanti pretende apostar especialmente na oferta de banda larga fora dos centros urbanos. A descolagem do Hylas 1 vai ser transmitida em direto na Net.

Apesar de apostar num novo conceito, o Hylas 1 não deverá reinar sozinho sobre os céus da Europa: em Dezembro, deverá ser lançado para o espaço o Ka-Sat que vai ser explorado comercialmente pela Eutelsat e, à semelhança do Hylas 1, também é produzido pela EADS Astrium.

Na Exame Informática 185 pode descobrir um artigo sobre o desenvolvimento e lançamento do Ka-Sat.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail