exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Alteração em princípio matemático pode melhorar imagens e vídeo

O princípio de Fourier tem mais de 200 anos. Uma alteração proposta este ano pode ajudar a melhorar a qualidade de transmissão de imagens, vídeo ou áudio.

  • 333

O princípio de Joseph Fourier enuncia que um sinal complexo pode ser desdobrado em sinais componentes mais simples para ser processado ou transmitido. Se tivermos uma música tocada por uma banda, por exemplo, pode ser mais fácil transmitir a melodia de cada instrumento de cada vez e voltar a juntar tudo na parte recetora.

Agora, um grupo do MIT propõe uma alteração ao principio que estaria a ser aplicado e que se revela ineficiente. De acordo com os investigadores, um pedaço de informação constituído por 8x8 blocos (64 no total) leva 57 pedaços que podem ser descartados, sem alterações visíveis no produto final. A nova técnica, explica o TechCrunch, simplifica a forma como a informação é dividida e reduz os sinais componentes ao tamanho mínimo, de forma que só sejam transmitidos ou processados aqueles que são de facto relevantes.

A ser aplicado, o estudo pode trazer melhorias, por exemplo, ao nível do stream de conteúdos na Internet, utilizando menos largura de banda.