Primeiro hambúrguer de carne artificial fica pronto em outubro

20/02/2012 16:48

Um pequeno passo para o hambúrguer; um enorme passo para quem trabalha com células estaminais. Investigadores holandeses já estão a produzir carne artificial a partir de células estaminais.

Depois de mostrarem ao mundo o primeiro hambúrguer produzido a partir de células estaminais, os investigadores holandeses vão começar a trabalhar nos primeiros produtos comerciais

O feito tem tanto de inovador como de polémico, oneroso e lento: as primeiras tiras de carne artificial exigiram mais de 250 mil euros de investimento, e precisam de oito meses de gestação até alcançarem as suas dimensões máximas. E por isso, só em outubro ficará pronto o primeiro hambúrguer produzido com este tipo de carne.

Na Universidade de Maastricht, Holanda, nenhum destes factos chega a desmobilizar a otimismo reinante: depois do provado o conceito, os investigadores holandeses querem avançar para o desenvolvimento dos primeiros produtos com carne artificial, que poderão ser encontrados, no futuro, nos supermercados.  De acordo com o The Telegraph, os investigadores podem produzir carne artificial de vaca, borrego, frango ou porco, recorrendo sempre a células estaminais.

Para produzirem as primeiras tiras de carne artificial, os investigadores juntaram, numa solução com nutrientes, plasma de fetos de bovinos e células estaminais, que se multiplicam 30 vezes, sob a forma de células do músculo dos animais dadores.

Com este processo, os investigadores holandeses acreditam produzir tiras de carne com um máximo de três centímetros de comprido, 1,5 centímetros de largura, e espessura de meio milímetro. Os investigadores estimam que serão necessárias 200 tiras de cerne artificial para produzir um hambúrguer.

Depois de uma primeira experiência com células estaminais de porco e plasma de fetos de cavalo, o investigador holandês conseguiu replicar o mesmo processo com células estaminais e plasma de vitela.

Apesar de ser possível extrair células estaminais sem matar os animais, o investigador holandês que lidera este projeto acredita que o processo desenvolvido na universidade de Maastricht vai continuar a implicar a morte dos dadores, por questões de eficiência. «Acredito que vai haver no mundo um número mínimo de animais dadores que vão sendo guardados, para que se possa continuar a extrair células estaminais», prevê Mark Post, investigador da universidade de Maastricht.

Além de, eventualmente, reduzir o número de animais mortos, a produção de carne artificial poderá dar resposta às crescentes necessidades de uma população crescente, bem como limitar o impacto que a criação de animais em larga escala pode ter no ecossistema.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Dicas EI: Bluetooth

Saiba o que é e como tirar o melhor partido deste padrão de comunicação entre dispositvos.

I-GotU Pod 30 em análise

Experimentamos um pequeno dispositivo que inclui vários sensores ideias para desportistas e que permitem, por exemplo, controlar o ritmo das corridas.

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Repórter EI: JP IT Partners Challenge

Estivemos presentes numa iniciativa da JP, a empresa tecnológica que mais exporta e que está presente em vários países.

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática 241, Julho

Desvendamos os segredos do Windows 10, apesar de não podermos desvendar os segredos do Universo, nem mesmo com uma entrevista ao líder do CERN. O drone  Parrot Bebop, o novo Macbook, ou as dicas para escolher  um PC de jogos estão entre os atrativos desta edição.

EI Tv

Exame Informática TV n.º 451

Em destaque neste programa: mostramos como a tecnologia ajuda a Easyjet a ser mais eficiente e conhecemos o CarCode, um sistema que diz tudo sobre os componentes de um automóvel. 

Exame Informática TV n.º 450

Em destaque neste programa: voamos o Parrot Bebop e mostramos um sensor ideal para desportistas.

Exame Informática TV n.º 449

Em destaque neste programa: conhecemos um robô que ajuda os mais velhos a manterem-se em forma e mostramos dois relógios inteligentes da Growing.