Patentes: Nokia estuda tatuagens que vibram, para sabermos quando nos telefonam

Márcio Florindo
20/03/2012 14:06

Algumas patentes são estranhas à primeira vista. A da Nokia, sobre tatuagens magnéticas que vibram ao sabor das chamadas, pertence a esta categoria.

Segundo o UnwiredView, a Nokia pretende levar o feedback háptico até ao corpo do utilizador, através de tatuagens que empregam tintas ferromagnéticas e que vibram ao sabor dos comandos do telefone.

A tecnologia háptica é aquela que, por exemplo, faz o telefone vibrar quando tocamos no ecrã. Agora, e segundo a patente da Nokia, a empresa pretende levar este tipo de feedback para o próprio corpo do utilizador.

Segundo a patente, a Nokia propõe “um material passível de ser colado à pele, capaz de detetar um campo magnético e transmitir um estímulo perceptível à pele, onde o estímulo perceptível se ligue ao campo magnético”.

Por outras palavras, o que a Nokia pretende é criar dispositivos ou tatuagens que vibrem ao sabor dos campos magnéticos, no corpo do utilizador.

Segundo o The Wall Street Journal, a ideia da Nokia é que, da mesma forma que temos diferentes toques para diferentes contactos, no futuro os telefones possam emitir campos magnéticos diversos consoante o contacto que nos está a ligar, ou para indicar que a bateria está fraca, ou que recebemos uma SMS, por exemplo.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Em destaque neste programa: análise ao LG G3 e uma investigação portuguesa que coloca antenas no interior do corpo humano.

Em destaque neste programa: análise à câmara Olympus Tough TG-850 e ao Samsung Galaxy Note Pro 12,2". Fomos até à Holanda conhecer as novas colunas portáteis da Sony. 

A Sitecom uma proposta para controlo remoto da iluminação, eletrodomésticos e aquecimento através do smartphone, de uma forma segura.

Um robô doméstico capaz de lavar o chão. Um género de esfregona robotizada

Aprenda uma das técnicas para tornar as fotos mais apelativas: use a profundidade de campo para mostrar o motivo principal focado e tudo o resto desfocado.

A Não perder

Vá de férias descansado! A sua casa fica em segurança com as nossas dicas tecnológicas. E não vai gastar um cêntimo!

EI Tv

Em destaque neste programa: análise ao LG G3 e uma investigação portuguesa que coloca antenas no interior do corpo humano.

Em destaque neste programa: análise à câmara Olympus Tough TG-850 e ao Samsung Galaxy Note Pro 12,2". Fomos até à Holanda conhecer as novas colunas portáteis da Sony. 

Em destaque neste programa: o Mitsubishi Outlander híbrido e a concorrente da Segway. Conheça ainda duas opções para câmaras fotográficas de ação.

 

O OS X 10.10, conhecido por Yosemite, vai chegar neste Outono, mas a Apple vai disponibilizar ao público uma versão Beta para testes já amanhã.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .