Patentes: Nokia estuda tatuagens que vibram, para sabermos quando nos telefonam

Márcio Florindo
20/03/2012 14:06

Algumas patentes são estranhas à primeira vista. A da Nokia, sobre tatuagens magnéticas que vibram ao sabor das chamadas, pertence a esta categoria.

Segundo o UnwiredView, a Nokia pretende levar o feedback háptico até ao corpo do utilizador, através de tatuagens que empregam tintas ferromagnéticas e que vibram ao sabor dos comandos do telefone.

A tecnologia háptica é aquela que, por exemplo, faz o telefone vibrar quando tocamos no ecrã. Agora, e segundo a patente da Nokia, a empresa pretende levar este tipo de feedback para o próprio corpo do utilizador.

Segundo a patente, a Nokia propõe “um material passível de ser colado à pele, capaz de detetar um campo magnético e transmitir um estímulo perceptível à pele, onde o estímulo perceptível se ligue ao campo magnético”.

Por outras palavras, o que a Nokia pretende é criar dispositivos ou tatuagens que vibrem ao sabor dos campos magnéticos, no corpo do utilizador.

Segundo o The Wall Street Journal, a ideia da Nokia é que, da mesma forma que temos diferentes toques para diferentes contactos, no futuro os telefones possam emitir campos magnéticos diversos consoante o contacto que nos está a ligar, ou para indicar que a bateria está fraca, ou que recebemos uma SMS, por exemplo.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Cisco Connect 2015

Estivemos na edição deste ano do Cisco Connect, um dos eventos mais importantes das Novas Tecnologias em Portugal. 

Os novos topos de gama da Samsung chegam em abril

A Samsung acaba de apresentar em Barcelona os Galaxy S: Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os terminais vão estar disponíveis em abril em Portugal versões de 32, 64 e 128 GB. 

Kit Painel Solar Boa Energia em análise

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Ortótese ajuda a regenerar músculos

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática n.º 419

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.

Exame Informática n.º 418

Em destaque neste programa: revelamos uma bengala cheia de tecnologia e de que forma o Instituto de Telecomunicações do Algarve quer combater o cancro.