Desenvolvida vacina universal contra cancro

09/04/2012 14:47

Investigadores desenvolveram uma vacina capaz de atacar uma molécula existente em 90% dos cancros.

Vacina.jpg

A nova vacina de combate ao cancro promete atacar a maioria deste tipo de tumores e, de acordo com o The Telegraph, atua através do próprio sistema imunitário do paciente.

Segundo o mesmo artigo, os relatórios preliminares dos testes já efetuados são muito promissores, na medida em que a vacina desencadeou uma reação do sistema imunitário dos pacientes contra as células cancerígenas. O artigo recorda que, normalmente, o sistema imunitário humano não ataca as células cancerígenas porque não as considera uma ameaça. Até porque, ao contrário de vírus e bactérias, as células cancerígenas não são mais do que células do corpo que se tornaram malignas.

Os cientistas que desenvolveram a vacina planeiam agora fazer ensaios clínicos mais vastos para comprovar a eficiência da descoberta. A nova vacina poderá ser utilizada para combater eficientemente tumores malignos ainda numa fase inicial e para prevenir o regresso ou a progressão do cancro em doentes que estejam sob outros tratamentos.

O artigo não adianta qualquer previsão sobre a disponibilização desta vacina ao público.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv