Desenvolvida vacina universal contra cancro

Sérgio Magno
09/04/2012 13:47

Investigadores desenvolveram uma vacina capaz de atacar uma molécula existente em 90% dos cancros.

A nova vacina de combate ao cancro promete atacar a maioria deste tipo de tumores e, de acordo com o The Telegraph, atua através do próprio sistema imunitário do paciente.

Segundo o mesmo artigo, os relatórios preliminares dos testes já efetuados são muito promissores, na medida em que a vacina desencadeou uma reação do sistema imunitário dos pacientes contra as células cancerígenas. O artigo recorda que, normalmente, o sistema imunitário humano não ataca as células cancerígenas porque não as considera uma ameaça. Até porque, ao contrário de vírus e bactérias, as células cancerígenas não são mais do que células do corpo que se tornaram malignas.

Os cientistas que desenvolveram a vacina planeiam agora fazer ensaios clínicos mais vastos para comprovar a eficiência da descoberta. A nova vacina poderá ser utilizada para combater eficientemente tumores malignos ainda numa fase inicial e para prevenir o regresso ou a progressão do cancro em doentes que estejam sob outros tratamentos.

O artigo não adianta qualquer previsão sobre a disponibilização desta vacina ao público.

Palavras-chave

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Testamos uma câmara fotográfica da Samsung com um formato inspirado numa reflex, um ecrã Super AMOLED e um painel tátil e inclinável.

Testamos o sistema operativo da LG que simplifica e melhora a experiência de ver televisão em casa. 

Uma Startup num minuto. No final de julho, o jogo Smash It – Witch Adventures já contava com 42 mil downloads. O melhor ainda pode estar para vir com o lançamento mundial agendado para setembro.

Testamos um televisor da Samsung com ecrã curvo, resolução de ultra alta definição e uma diagonal de 65 polegadas.

Testamos uma câmara da Olympus resistente e à prova de água, com um ecrã articulado, o que facilita as selfies.

A Não perder

Juntámos as 100 melhores e mais surpreendentes Apps, que vão dar uma nova vida ao seu smartphone ou tablet. E a maioria é gratuita!

EI Tv

Em destaque neste programa: testamos o Galaxy Tab S, conduzimos o Volvo V60 D6 híbrido, análise ao Sony Xperia L, conheça o projeto Crystal Sense.

Em destaque neste programa: conheça o KeepIT, o fim dos interruptores de casa e o Volkswagen e-Up.

Em destaque neste programa: a primeira licenciatura em Bioinformática em Portugal e as novidades do Peugeot 108.

 

Em vez de 20 cêntimos por GB da versão que circulou na Indústria, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei da Cópia Privada que aplica taxas de 12 cêntimos por GB nos telemóveis. 

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .