Desenvolvida vacina universal contra cancro

09/04/2012 13:47

Investigadores desenvolveram uma vacina capaz de atacar uma molécula existente em 90% dos cancros.

Vacina.jpg

A nova vacina de combate ao cancro promete atacar a maioria deste tipo de tumores e, de acordo com o The Telegraph, atua através do próprio sistema imunitário do paciente.

Segundo o mesmo artigo, os relatórios preliminares dos testes já efetuados são muito promissores, na medida em que a vacina desencadeou uma reação do sistema imunitário dos pacientes contra as células cancerígenas. O artigo recorda que, normalmente, o sistema imunitário humano não ataca as células cancerígenas porque não as considera uma ameaça. Até porque, ao contrário de vírus e bactérias, as células cancerígenas não são mais do que células do corpo que se tornaram malignas.

Os cientistas que desenvolveram a vacina planeiam agora fazer ensaios clínicos mais vastos para comprovar a eficiência da descoberta. A nova vacina poderá ser utilizada para combater eficientemente tumores malignos ainda numa fase inicial e para prevenir o regresso ou a progressão do cancro em doentes que estejam sob outros tratamentos.

O artigo não adianta qualquer previsão sobre a disponibilização desta vacina ao público.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv