Tubos solares geram energia e aquecem água

13/04/2012 09:15

Uma empresa britânica pretende comercializar um produto que junta painéis fotovoltaicos e um colector termal. A ideia é criar um tubo solar que gera energia e aquece a água.

tubosolar.jpg

Os tubos Virtu conseguem juntar o melhor das duas tecnologias e aproveitar o Sol. A empresa Naked Energy pretende que o mesmo produto possa gerar energia e aquecer a água das casas.

Dentro do tubo selado a vácuo, está um wafer fotovoltaico que gera calor quando exposto ao Sol. Depois esse calor é transferido para gerar energia por um lado e servir para aquecer a água, por outro, explica o Gizmodo.

Os dados da Naked Energy mostram que esta solução é 46% mais eficiente do que os produtos já existentes. A empresa pretende lançar os tubos Virtu para o mercado assim que conseguir melhorar o desempenho energético dos produtos.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv