Tubos solares geram energia e aquecem água

13/04/2012 10:15

Uma empresa britânica pretende comercializar um produto que junta painéis fotovoltaicos e um colector termal. A ideia é criar um tubo solar que gera energia e aquece a água.

tubosolar.jpg

Os tubos Virtu conseguem juntar o melhor das duas tecnologias e aproveitar o Sol. A empresa Naked Energy pretende que o mesmo produto possa gerar energia e aquecer a água das casas.

Dentro do tubo selado a vácuo, está um wafer fotovoltaico que gera calor quando exposto ao Sol. Depois esse calor é transferido para gerar energia por um lado e servir para aquecer a água, por outro, explica o Gizmodo.

Os dados da Naked Energy mostram que esta solução é 46% mais eficiente do que os produtos já existentes. A empresa pretende lançar os tubos Virtu para o mercado assim que conseguir melhorar o desempenho energético dos produtos.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv