Kinect usado para detetar sinais de autismo em crianças

09/05/2012 09:19

Na Universidade do Minnesota, há cinco Kinects instalados. Em vez de horas de entretenimento, estes sistemas são usados para detetar sintomas de autismo em crianças.

users_0_12_kinect-pc-be73.jpg

A Internet está recheada de utilizações criativas para o Kinect da Microsoft. No Instituto de Desenvolvimento da Criança, da Universidade do Minnesota, nos EUA, o sistema está a ser usado para encontrar sintomas de doenças do espetro do autismo.

Muitas vezes, estes sinais são demasiado subtis e exigem longas horas de observação ou exames médicos caros para serem detetados. Desta forma, com os Kinect instalados em cada sala, o trabalho de observação sai facilitado.

De acordo com a New Scientist, o sistema está programado para identificar cada criança pela cor da sua roupa e consegue controlar até dez crianças em simultâneo. Há depois um algoritmo usado para analisar o comportamento de cada uma.

Há vários comportamentos, como não olhar nos olhos, que o sistema não apanha. No entanto, é útil para detetar hiperatividade ou alheamento social.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática, 252, junho

Em Portugal há sistemas de abastecimento de água e de gás que têm graves falhas de segurança. Até centrais elétricas podem cair nas mãos dos hackers. Investigámos e contamos tudo. Como sempre, testámos muitos dispositivos e falámos com o português que participou em 10 missões espaciais. Mas há muito mais para conhecer nesta edição.

EI Tv