Kinect usado para detetar sinais de autismo em crianças

09/05/2012 10:19

Na Universidade do Minnesota, há cinco Kinects instalados. Em vez de horas de entretenimento, estes sistemas são usados para detetar sintomas de autismo em crianças.

users_0_12_kinect-pc-be73.jpg

A Internet está recheada de utilizações criativas para o Kinect da Microsoft. No Instituto de Desenvolvimento da Criança, da Universidade do Minnesota, nos EUA, o sistema está a ser usado para encontrar sintomas de doenças do espetro do autismo.

Muitas vezes, estes sinais são demasiado subtis e exigem longas horas de observação ou exames médicos caros para serem detetados. Desta forma, com os Kinect instalados em cada sala, o trabalho de observação sai facilitado.

De acordo com a New Scientist, o sistema está programado para identificar cada criança pela cor da sua roupa e consegue controlar até dez crianças em simultâneo. Há depois um algoritmo usado para analisar o comportamento de cada uma.

Há vários comportamentos, como não olhar nos olhos, que o sistema não apanha. No entanto, é útil para detetar hiperatividade ou alheamento social.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 248, Fevereiro

Passa muito tempo nas redes sociais? Então está na altura de começar a ganhar dinheiro no YouTube e no Facebook! Temos um guia sobre impressão 3D e testes ao portátil HP Star Wars, aos telemóveis Nexus 6P e Huawei Mate 8 e a hoverboards. Também conversámos com o guru da tecnologia da Nissan e sentámo-nos numa cadeira que corrige automaticamente a postura.

EI Tv