Mulher paralítica corre maratona de Londres com fato biónico

Márcio Florindo
09/05/2012 12:24

Uma britânica de 32 anos correu 42 quilómetros com a ajuda de um fato biónico, um exosqueleto mecânico desenvolvido para pessoas paralisadas.

Na terça-feira, Claire Lomas, uma britânica de 32 anos, tornou-se na primeira pessoa a completar uma maratona usando um fato biónico.

A britânica terminou a maratona de 42 km 16 dias depois de esta ter começado, com a ajuda do exosqueleto ReWalk, criado por Amit Goffer.

Segundo o The Verge, Lomas ficou paralisada da cintura para baixo depois de ter partido o pescoço num acidente em 2007, enquanto cavalgava. Nos cinco anos que se seguiram ao acidente, Lomas fez skydiving, aprendeu monoski e voltou a cavalgar.

Em janeiro, foi-lhe emprestado um fato ReWalk, no valor de 53 mil euros para correr a maratona de Londres. A ideia era angariar dinheiro para o projeto Spinal Research, um fundo de caridade que faz pesquisa na área da paralisia causada por lesões nas costas e pescoço.

Os sensores do exosqueleto e o computador embutido detetam mudanças no peso e equilíbrio, o que origina movimentos nos membros inferiores. Estes movimentos são executados por pequenos motores, alimentados por uma bateria incluída na mochila integrada.

Veja aqui o vídeo do The Telegraph.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Os novos topos de gama da Samsung chegam em abril

A Samsung acaba de apresentar em Barcelona os Galaxy S: Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os terminais vão estar disponíveis em abril em Portugal versões de 32, 64 e 128 GB. 

Kit Painel Solar Boa Energia em análise

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Ortótese ajuda a regenerar músculos

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Pavimentos inteligentes na Universidade de Aveiro

Na Universidade de Aveiro, está a ser desenvolvido um pavimento repleto de sensores que permite saber onde está um objeto ou uma pessoa a cada momento.

Exame Informática 237, março

O telemóvel pode conter uma vida inteira - e perdê-lo pode ser suficiente para mudar de vida. Mas há outras formas mais felizes de mudar de vida: preencher uma das 10 mil vagas de emprego nas tecnologias, escolher o melhor operador de TV e Net, dar os primeiros passos no Windows 10 ... ou comprar a Exame Informática 237, que acaba de chegar às bancas.

EI Tv

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática n.º 419

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.

Exame Informática n.º 418

Em destaque neste programa: revelamos uma bengala cheia de tecnologia e de que forma o Instituto de Telecomunicações do Algarve quer combater o cancro.