Mulher paralítica corre maratona de Londres com fato biónico

Márcio Florindo
09/05/2012 12:24

Uma britânica de 32 anos correu 42 quilómetros com a ajuda de um fato biónico, um exosqueleto mecânico desenvolvido para pessoas paralisadas.

Na terça-feira, Claire Lomas, uma britânica de 32 anos, tornou-se na primeira pessoa a completar uma maratona usando um fato biónico.

A britânica terminou a maratona de 42 km 16 dias depois de esta ter começado, com a ajuda do exosqueleto ReWalk, criado por Amit Goffer.

Segundo o The Verge, Lomas ficou paralisada da cintura para baixo depois de ter partido o pescoço num acidente em 2007, enquanto cavalgava. Nos cinco anos que se seguiram ao acidente, Lomas fez skydiving, aprendeu monoski e voltou a cavalgar.

Em janeiro, foi-lhe emprestado um fato ReWalk, no valor de 53 mil euros para correr a maratona de Londres. A ideia era angariar dinheiro para o projeto Spinal Research, um fundo de caridade que faz pesquisa na área da paralisia causada por lesões nas costas e pescoço.

Os sensores do exosqueleto e o computador embutido detetam mudanças no peso e equilíbrio, o que origina movimentos nos membros inferiores. Estes movimentos são executados por pequenos motores, alimentados por uma bateria incluída na mochila integrada.

Veja aqui o vídeo do The Telegraph.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática n.º 421

Em destaque neste programa: as novidades do Samsung Forum 2015 e já conduzimos o novo Nissan Pulsar.

Cisco Connect 2015

Estivemos na edição deste ano do Cisco Connect, um dos eventos mais importantes das Novas Tecnologias em Portugal. 

Os novos topos de gama da Samsung chegam em abril

A Samsung acaba de apresentar em Barcelona os Galaxy S: Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os terminais vão estar disponíveis em abril em Portugal versões de 32, 64 e 128 GB. 

Kit Painel Solar Boa Energia em análise

Testamos um kit de autoconsumo Boa Energia: instale um painel solar diretamente na sua varanda e reduza a conta da eletricidade no fim do mês.

Ortótese ajuda a regenerar músculos

Fomos ao Instituto Superior Técnico conhecer uma ortótese que estimula os músculos através de corrente elétrica.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática n.º 421

Em destaque neste programa: as novidades do Samsung Forum 2015 e já conduzimos o novo Nissan Pulsar.

Exame Informática n.º 420

Em destaque neste programa: mostramos um chão inteligente e revelamos os novos tablets Magalhães.

Exame Informática n.º 419

Em destaque neste programa: testamos um painel solar que pode montar facilmente em casa e um smartphone que usa a plataforma Intel.