Contar pessoas através de imagens de satélite

Dilpesh Laxmidas
25/05/2012 10:06

Investigadores querem contar pessoas em áreas afetadas por guerras ou desastres naturais com recurso a imagens de satélite. O projeto piloto já está a dar frutos.

A Terra vista à lupa

A organização Médicos Sem Fronteiras é uma das parceiras neste projeto. «Os números da população são tudo. Precisamos de calcular o tamanho, a escala e o modo de intervenção e não o conseguimos fazer se não soubermos quantas pessoas estão», explica Ruby Siddiqui, dos Médicos Sem Fronteiras.

Neste momento, as contas são feitas por estimativa e por amostragem de um determinado local. Por exemplo, organizações humanitárias visitam um bairro e recolhem dados sobre a densidade populacional e depois extrapolam para toda a cidade, noticia a New Scientist.

Este método, além de acarretar riscos para quem está no terreno, pode também ser impreciso e exige demasiadas horas de análise. O projeto agora apresentado foi proposto pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e consiste na recolha de imagens de satélite e no uso destas fotografias para estimar o número de pessoas em determinada área no Chade.

Os primeiros resultados foram apresentados numa conferência dos Médicos Sem Fronteiras. Os números recolhidos pelos dois métodos coincidiram e o método da recolha por satélite conseguiu o resultado final em metade do tempo. Desta forma, a organização, que pretende vacinar a população contra a meningite, vai conseguir encomendar a dose certa de vacinas.

ATENÇÃO:ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

São uma mistura de smartphones e tablets, ideias para quem procura um dispositivo polivalente com ecrã suficientemente grande para usar algumas apps de produtividade e entretenimento e suficientemente pequeno para acompanhar o utilizador para todo o lado.

Em destaque neste programa: Samsung Galaxy S5 em análise e a chegada do Ultra HD a Portugal

Em destaque neste programa: a app portuguesa LokLok, que usa o ecrã de bloqueio dos smartphones para comunicar e a análise ao novo Skoda Yeti.

Segundo programa especial dedicado à CeBit, a maior feira de tecnologia da Europa

Programa especial dedicado à CeBit, a maior feira de tecnologia da Europa

A Não perder

Testamos em exclusivo o muito esperado Galaxy S5 e juntamos 25 smartphones Android com preços para todas as carteiras. Para além disso, fomos a duas das mais feiras de tecnologia no mundo e contamos tudo. A não perder os mais recentes ultraportáteis da Toshiba e da Asus e uma gráfica Geforce que dá bons gráficos a baixo preço. 

EI Tv

Em destaque neste programa: Samsung Galaxy S5 em análise e a chegada do Ultra HD a Portugal

Em destaque neste programa: a app portuguesa LokLok, que usa o ecrã de bloqueio dos smartphones para comunicar e a análise ao novo Skoda Yeti.

Segundo programa especial dedicado à CeBit, a maior feira de tecnologia da Europa

 

Representantes de produtores de vídeos, música e jornais vão apresentar uma queixa-crime contra o alegado gestor do maior fórum de partilha de links de vídeos e músicas piratas a operar em Portugal.

X

Sabia que o seu Internet Explorer está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência de navegação na nossa página web recomendamos que atualize para uma nova versão. Por favor faça a atualização aqui .