Conheça os óculos que veem o estado de saúde, humor e emoções

19/06/2012 16:04

Foram revelados ao mundo ontem os óculos que têm a capacidade de “ler” o estado emocional, humor e as condições de saúde das pessoas. Chamam-se O2 Amps, são da 2AI Labs, e já têm a primeira encomenda.

Os óculos que veem por baixo da pele

Os óculos que veem por baixo da pele

Parecem saídos de um qualquer filme de Ficção Científica,mas os O2 Amps são reais. Pelo menos a julgar pelo post no blog oficial de MarkChangizi diretor de Human Cognition, na empresa 2AI Labs – a empresa que oscriou. E é o próprio Mark Changizi que explica que foi o estudo da evolução davisão das cores nos primatas que lhe permite perceber como é que a tecnologiapoderia ser aplicada. A visão da cor nos primatas evolui de forma a mostrar asflutuações dos níveis de oxigénio na hemoglobina situada no sangue, logo abaixoda pele.

O exemplo muito simples é quando vemos alguém corar porqueficou envergonhado. Mas há outros sinais bem mais subtis e para os quais nãoestamos tão atentos. O que estes óculos fazem é realçar a visualização daalteração dos níveis de oxigénio na hemoglobina para que os possamos ver einterpretar

E há várias utilizações para estes óculos que, segundo omesmo post, já estão a ser testados em dois hospitais. Será possível ver melhoras veias e, por exemplo, detetar traumatismos.

O autor da tecnologia diz que ela pode ser usada também emsistemas de segurança, em jogos e, claro, em encontros amorosos.

Não se sabe se algum dia vão estar à venda em qualquer loja,o que se sabe é que a 2AI Labs já recebeu a primeira encomenda.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 243, setembro

É possível dominar o Facebook? Sim, é! Aprenda a controlar na totalidade esta Rede e fique, até, a saber como a pode usar para ganhar dinheiro. Testamos o novo Galaxy S6 Edge+, dizemos-lhe o que muda no hardware com a chegada do Windows 10 e testamos a mais recente geração de processadores da Intel. Mas isto é só o início: há muito mais nesta edição a não perder!

EI Tv