exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

ESA quer usar impressoras 3D para construir edifícios na Lua

Um consórcio em que participa a Agência Espacial Europeia (ESA) deu a conhecer um projeto com vista à instalação de um edifício lunar, que deverá ser parcialmente construído por impressoras 3D.

  • 333

O consórcio acabou de testar, numa câmara de vácuo, a construção de um edifício com recurso a uma impressora 3D da marca D-Shape. As impressoras 3D usaram, durante os ensaios, matérias-primas similares às existentes na Lua.

Os ensaios levados a cabo pelo consórcio em que a ESA participa pretendem avaliar qual a viabilidade de um projeto que tem em vista a construção de um edifício lunar. As impressoras deverão ser operadas por robôs. O projeto atual prevê a construção de um edifício capaz de albergar quatro pessoas no pólo sul da Lua.

Segundo a BBC, o projeto prevê a instalação de uma primeira estrutura insuflável, que deverá ser revestida por uma estrutura rígida que é descrita como uma concha, que tem ainda a particularidade de ser fabricada por uma impressora 3D.

O projeto pretende catapultar para o Espaço as primeiras experiências com a produção de edifícios que recorrem à impressão de estruturas a partir de uma mescla de matérias-primas composta por alumínio, silício, cálcio, ferro e óxido de magnésio.

  • 333