exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Um carro elétrico, impresso em 3D, que poupa na energia

As impressoras 3D parecem estar em todo o lado. Uma das possibilidades mais recentes é a impressão de carros elétricos mais eficientes.

  • 333

Depois da impressão de casas, estações espaciais na lua, órgãos humanos e próteses, o próximo passo é a impressão 3D de veículos elétricos. A Kor Ecologic é uma das empresas que está a tirar partido das capacidades das atuais impressoras 3D para imprimir um carro elétrico com chassis forte e leve, muito mais económico.

De acordo com a Wired, o Urbee II possui um chassis muito leve, o que lhe permite poupar energia. Mas este veículo dispõe de outros truques para atingir uma maior eficiência energética. O formato em lágrima do Urbee II permite diminuir a quantidade de energia necessária para ultrapassar a resistência aerodinâmica. Por outro lado, as rodas dispõem de um diâmetro maior, o que lhes permite cobrir mais terreno com menos energia. Por fim, há também uma redução na velocidade e aceleração máximas, para conservar a bateria.  

O protótipo foi impresso com plástico ABS. Cada veículo pesa 544 kg, demora 2500 horas a imprimir e custa cerca de 50 mil dólares (cerca de 38 mil euros).

Apesar de ainda não estar em produção, o Urbee II já tem 14 pré-reservas.

  • 333