exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Painel solar capaz de captar a luz de 2000 sóis

O sistema utiliza um conjunto de espelhos montado numa parabólica que refletem a luz para vários chips fotovoltaicos arrefecidos por líquido.

  • 333

De acordo com o comunicado da IBM citado pelo Engadget, a Comissão Suíça para a Tecnologia e Inovação atribuiu um fundo de quase dois milhões de euros ao projeto High Concentration Photovoltaic Thermal (HCPT), que é capaz de converter 80% da energia solar captada em energia útil. O objetivo é desenvolver tecnologia que permita construir painéis solares HCPT de modo económico.

Além dos laboratórios da IBM, o projeto envolve o fabricante de painéis fotovoltaicos Airlight Energy e as universidades suíças ETH Zurich e NTB.

Para conseguir atingir níveis de eficiência recorde, o HCPT recorre a um grande número de espelhos dispostos numa parabólica, que fazem concentrar a luz em chips fotovoltaicos com uma área de 1 cm² arrefecidos por líquido, que circula em microcanais. O arrefecimento é fundamental para se conseguir atingir um elevado rendimento, já que os sensores fotovoltaicos perdem eficiência com o calor, o que acontece naturalmente quando recebem luz solar. Este sistema de refrigeração é baseado em tecnologia que a IBM já testou em computadores de alto desempenho. O comunicado indica que esta refrigeração que permite uma concentração solar de 2000 ou 5000 vezes.

O sistema solar conjuga centenas de chips e é capaz de gerar uma potência elétrica de 25 quilowatts. Os cientistas esperam que o HCPT apresente um custo por área três vezes inferior ao custo dos painéis convencionais, produzindo energia com um custo estimado de cerca de 8 cêntimos de euro por quilowatt hora (KWh).

  • 333