O teclado mais fino do mundo tem meio milímetro de espessura

03/09/2013 11:33

A CSR acaba de dar a conhecer um protótipo com 0,5 milímetro de espessura que garante ser o teclado mais fino do mundo. No final de 2014, o novo teclado deverá estrear nas lojas da especialidade.

csr-membrane.jpg

A britânica CSR promete ficar na história como a criadora do teclado mais fino do mundo – e também como a empresa que pretende dar um teclado a todos os dispositivos eletrónicos que não têm um. 

Nos protótipos que a empresa de Cambridge acaba de dar a conhecer há três características distintivas: o novo teclado tem meio milímetro de espessura, é flexível e dispõe de um touchpad que permite executar funcionalidades que geralmente não existem nos teclados convencionais (arrastamento, ampliação de objetos ou tirar notas à mão).

Os protótipos deste teclado recordista deverão fazer a primeira aparição pública na feira de tecnologias que tem início no dia 6 de setembro, em Berlim. De acordo com o The Guardian, o novo teclado, que ainda não tem nome, só deverá estrear comercialmente dentro de 12 meses.

O novo tablet tem por destinatários privilegiados os proprietários de tablets, mas a CSR não descarta as oportunidades de negócio que poderão resultar da complementaridade com outras famílias de de dispositivos: «Poderão ser lançados vários formatos e dimensões; alguns terão o tamanho de um iPad Mini, outros poderão maiores e rígidos e serem usados em computadores pessoais com um formato curvo, e uma cor qualquer, ou serem mesmo transparentes ou até serem incorporados em pastas de cabedal», explica Paul Williamson, diretor de Produtos de Baixo Consumo Energético da CSR, quando inquirido pelo The Guardian.

O novo teclado, que foi desenvolvido em parceria com investigadores da Cambridge Inkjet Technology, pretende assumir-se como um produto personalizável que pode facilitar a adaptação aos vários alfabetos ou até a certos nichos que necessitam de teclas específicas (a edição de vídeo é um dos exemplos dados pela CSR).

Não é a primeira vez que a CSR centra as atenções dos fãs das tecnologias: os auriculares Beats e o relógio Nike+ SportWatch são dois dos produtos que a empresa britânica também ajudou a desenvolver.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Exame Informática 243, setembro

É possível dominar o Facebook? Sim, é! Aprenda a controlar na totalidade esta Rede e fique, até, a saber como a pode usar para ganhar dinheiro. Testamos o novo Galaxy S6 Edge+, dizemos-lhe o que muda no hardware com a chegada do Windows 10 e testamos a mais recente geração de processadores da Intel. Mas isto é só o início: há muito mais nesta edição a não perder!

EI Tv