Investigador de Aveiro cria rolha que comunica com telemóveis

21/01/2014 13:21

Imagine que passa ao pé uma garrafa e recebe uma mensagem descritiva das propriedades do vinho e do prazo de consumo recomendado. A rolha do futuro consegue fazer isto e muito mais.

Uma pequena antena RFID incorporada dentro de uma vulgar rolha de cortiça: aos olhos de quase toda a gente é quase uma rolha “normal”; para Ricardo Gonçalves, aluno de Doutoramento do Departamento de Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática  da Universidade de Aveiro, é um projeto de investigação e, eventualmente, uma promessa de negócio. Aquela rolha que quase ninguém consegue distinguir das rolhas tradicionais na verdade está apta a enviar informação através de comunicações de rádio para leitores compatíveis com a norma RFID, que depois podem re-encaminhar toda a informação para telemóveis, tablets ou PC.

Com a inclusão do chip RFID, a rolha desenvolvida em Aveiro já fica apta a enviar dados sobre números de série, preços recomendados ou prazos de consumo – mas o mentor do projeto foi ainda mais longe e acoplou um sensor de temperatura ao chip de rádio. O que permite obter informação útil sobre a qualidade do vinho e as condições em que foi conservado.

O recurso ao RFID limita a capacidade de comunicação com outros dispositivos p– e por isso, Ricardo Gonçalves admite vir a criar protótipos que têm incorporadas antenas para NFC, informa um comunicado da Universidade de Aveiro. Com o uso desta última tecnologia, já seria mais fácil comunicar diretamente com telemóveis – o que poderá ser especialmente valorizado por um consumidor quando quer escolher um vinho numa loja na sua garrafeira pessoal.

Ricardo Gonçalves recorda que a rolha do futuro também poderá ajudar a evitar eventuais fraudes, uma vez que «permite identificar as garrafas através da rolha sem depender de rótulos que podem ser removidos e adulterados».

O investigador da Universidade de Aveiro admite que esta rolha tecnológica é mais cara do que as versões tradicionais, mas acredita que o incremento no custo não chegará refletir-se no preço a que é vendida uma garrafa de vinho ou espumante. «Dada a disseminação dos sistemas RFID, esta tecnologia tornou-se bastante acessível, pelo que o aumento do custo é mínimo», garante o investigador da Universidade de Aveiro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Vídeos

Samsung Galaxy S6 e S6 Edge em análise

Testamos os novos terminais topo de gama da Samsung. Ambos são exatamente iguais por dentro e constituídos apenas por uma peça, o que faz com que não se possa aceder à bateria. 

Wiko Ridge 4G em análise

A Wiko já ocupa o segundo lugar dos fabricantes de smartphones livres de operador. O Ridge 4G é um modelo de classe média e que apresenta uma relação qualidade-preço interessante. 

Nintendo 3DS e 3DS XL em análise

Já jogamos nas novas edições da Nintendo 3DS, que trazem ecrãs maiores face aos modelos anteriores, mas ainda não oferecem alta definição.

Lentes que ajudam daltónicos

Fomos até à Universidade do Minho onde está a ser desenvolvida uma nova geração de lentes que permite aos daltónicos identificarem todas as cores do arco-íris. As primeiras lentes poderão chegar ainda antes do final do ano.

Ford Mondeo 2.0 TDCi SW Titanium

Já conduzimos o Ford Mondeo. Este modelo prova que não é preciso investir numa marca de luxo para ter a melhor tecnologia a bordo.

Exame Informática 238, abril

Explicamos como preparar as crianças para o futuro, apresentamos à maior análise jamais feita aos serviços de TV portugueses, mostramos um veículo do futuro desenvolvido em Portugal, testamos o primeiro smartphone Ubuntu...

EI Tv

Exame Informática 434

Em destaque neste programa: revelamos os novos topo de gama da Samsung e conhecemos umas lentes desenvolvidas para ajudar os daltónicos

Exame Informática 433

Em destaque neste programa: jogamos nas novas consolas portáteis da Nintendo e mostramos o primeiro detetor de otites desenvolvido em Portugal

Exame Informática 432

Em destaque neste programa: testamos o primeiro phablet construído pela Google e conduzimos o novo Ford Mondeo.