exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

EDP quer usar baterias para armazenar energia em Évora

A EDP Distribuição pretende investir um milhão de euros no desenvolvimento de um sistema de armazenamento de eletricidade com baterias de iões de lítio.

  • 333

No âmbito de uma consulta pública da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a EDP Distribuição fez saber que vai investir um milhão de euros num projeto que prevê a criação de uma unidade de armazenamento de eletricidade que recorre a baterias de iões de lítio. O sistema de armazenamento, que deverá operar em Évora, deverá ser aplicado na rede elétrica de média tensão. 

Apesar de constituir um dos principais desafios para o setor da distribuição de energia, o armazenamento de eletricidade não é o único projeto com que a EDP pretende apetrechar-se para dar resposta às novas tendências. 

De acordo com o Jornal de Negócios, no orçamento da EDP Distribuição constam ainda os investimentos de 37,5 milhões de euros na constituição de um rede elétrica inteligente; 1,2 milhões de euros num projeto de proteção térmica na rede; 210 mil euros na instalação de sensores em postos de transformação.