Controlar genes com as ondas cerebrais? Sim, é possível
Investigadores sediados em Basileia, Suíça, criaram uma forma de controlar os genes de ratos com ondas cerebrais.

Martin Fussenegger é professor de Biotecnologia e Bioengenharia em Basileia e descobriu uma forma de «pela primeira vez, controlar ondas cerebrais, transferi-las através de redes sem fios para uma rede de genes e regular a expressão de um gene, dependendo do tipo de pensamento», cita a Wired.
O projeto está em curso desde 2011, apesar de a ideia já ser mais antiga. O objetivo é controlar a forma como um gene se expressa através de um estímelo exterior ou indicadores fisiológicos.
A equipa usa um capacete de EEG, capaz de captar e interpretar a atividade cerebral de um utilizador. Durante a experiência, os utilizadores foram convidados a adotar dois estados mentais: focado e concentrado ou relaxado e meditativo.
Conforme a opção do utilizador, este tipo de atividades cerebrais era lido e comunicado para a tal rede de genes e acendia um LED infra-vermelho. É a primeira vez que as ondas cerebrais são usadas para controlar remotamente um sistema e a nível molecular.
O dispositivo optogénico comunica com o gene do rato e dá-lhe as instruções para se mostrar ou ocultar, o que acaba por definir de o LED se acende ou apaga.
O sistema ainda está numa fase bastante inicial, mas pode vir a dar origem a sistemas que permitam a doentes e pessoas incapacitadas de falar de expressar as suas vontades.
Relacionados
-
É um carro? Não, é uma bicicleta a 333 Km/h!
O suíço François Gissy bateu o recorde de velocidade numa bicicleta ao atingir os 333 Km/h. Veja o vídeo.
-
Missão Rosetta: É esta a primeira foto do cometa 67P
A ESA acaba de dar a conhecer a primeira imagem captada pela veículo robótico Philae, no solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
-
Submarinos robóticos made in Porto
Fomos até ao Porto conhecer o Sunrise, um projeto desenvolvido por investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O objetivo é criar veículos submarinos que possam ser controlados remotamente pelo telemóvel ou pela Internet.
-
Os problemas na aterragem do Philae
A missão espacial da Rosetta e do Philae pode ser considerada histórica. Apesar do sucesso de todo o projeto, ainda subsistem alguns problemas relacionados com a aterragem da sonda Philae à superfície do cometa 67P.
-
Reportagem: Casas em movimento
Os mentores deste projeto pretendem construir, até julho do próximo ano, uma casa que gira em busca do Sol, para aumentar a eficiência energética.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários