exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Redes sociais podem ser viciantes como as drogas

Um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Albany, EUA, concluiu que as redes sociais podem ser tão viciantes comos as drogas. O uso excessivo destas redes pode estar associado a outros comportamentos também viciantes.

  • 333

O estudo foi conduzido junto de 253 estudantes e obteve respostas sobre o uso de social media, sobre o consumo de substâncias aditivas, como o álcool ou drogas, sobre o controlo emocional e adição à Internet. 

Cerca de 10% destes utilizadores demonstravam sintomas de estarem viciados no uso de redes sociais como o Twitter, Facebook e Instagram. Estes sintomas foram detetados com perguntas usadas geralmente para detetar dependência de de alcool como «Quão bem é que o Facebook te faz sentir?» ou «Verificas o Facebook logo de manhã, assim que acordas?», noticia o Huffington Post

O estudo mostra que os dependentes de redes sociais são mais propensos a estarem mais viciados no uso de Internet, problemas com controlo emocional e ainda problemas associados ao álcool.

O Facebook é uma rede particularmente viciante, com os seus utilizadores a passarem aí um terço do tempo em que estão na Net e 67% a receberem notificações de atualizações no telemóvel. Estas notificações servem de reforço positivo para o comportamento viciante que os utilizadores demonstram. 

Os investigadores estimam agora que o consumo desenfreado de redes sociais possa indiciar que os utilizadores têm mais propensão a ficarem viciados em álcool ou drogas e o próximo debate será saber se as redes sociais poderão ser consideradas um produto viciante por si só.

  • 333