exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA consegue imagens detalhadas do planeta anão Ceres

A sonda Dawn está a aproximar-se do planeta anão Ceres e enviou imagens com resolução de 27p, as melhores obtidas até agora. 

  • 333

A Dawn tirou algumas fotografias a 383 mil quilómetros do Ceres. Este pequeno planeta, situado entre Marte e Jupiter, tem um diâmetro de 950 quilómetros e foi detetado pela primeira vez em 1801. Agora, os investigadores classificaram-no como um protoplaneta, que se formou dentro de um disco protoplanetário de uma estrela.

A sonda Dawn foi lançada em 2007 com o objetivo de ajudar a entender melhor os protoplanetas Vesta e Ceres situados na cintura de asteroides entre Marte e Jupiter, noticia a Cnet. Espera-se que a sonda chegue perto de Ceres em março deste ano, depois de já ter enviado mais de 30 mil imagens de Vesta. O objetivo é conseguir perceber melhor o que se passou durante a formação do universo.

A sonda Dawn vai ajudar-nos a perceber mais sobre planetas anões, explica o responsável da missão Marc Rayman. As primeiras imagens deixam antever algumas crateras e, à medida que a sonda se for aproximando, os investigadores contam conseguir perceber mais pormenores.

  • 333