exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA quer helicópteros nas missões a Marte

A agência espacial norte-americana está a ponderar sobre a colocação de helicópteros nas futuras missões ao planeta vermelho. A opção traz riscos, mas pode compensar. 

  • 333

As missões atualmente são levadas a cabo por sondas que já têm uma série de comandos predefinidos, uma vez que, dada a distância, o controlo em tempo quase real é impossível. 

Assim, as missões de exploração são bastante entediantes, uma vez que os cientistas ativam uma série de comandos, esperam para ver os resultados e voltam a dar novas instruções. 

Em dois anos e meio, a Curiosity percorreu apenas cerca de 10 quilómetros à superfície de Marte e é aí que entra a possibilidade de ter um helicóptero controlado em tempo real. Como este não estaria no terreno, mas sim a voar, os investigadores pretendem conseguir avançar mais rapidamente e até usar as imagens captadas para definir o melhor caminho para as sondas como a Curiosity, que estejam em terra, noticia o Geek.com.

A densidade mais fina da atmosfera de Marte e o fato de só ter 38% da gravidade que encontramos na Terra são as duas principais dificuldades que os investigadores terão de passar.

Veja o vídeo que mostra como poderemos colocar uma missão com um helicóptero em Marte.


  • 333