exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

5G: NTT DoCoMo testa rede móvel a 2 Gbps

No Japão, a quinta geração de telemóveis tem data de estreia aprazada para 2020. Ainda este ano a NTT DoCoMo deverá iniciar os primeiros testes em espaço aberto.

  • 333

Já sabe o que vai estar a fazer no ano 2020? Se estiver pelo Japão, é possível que possa tornar-se nas primeiras pessoas a testar uma rede 5G (quinta geração de telemóveis), com larguras de banda que chegam aos dois Gigabits por segundo (Gbps). 

A operadora japonesa NTT DoCoMo anunciou ter levado a cabo o primeiro teste em ambiente fechado com retransmissores que operam na faixa dos 70 GHz. Ainda em 2015, a operadora nipónica conta vir a testar a mesma tecnologia em espaço aberto. Os testes tiveram por base tecnologia desenvolvida pela Nokia Networks. 

A operadora reitera o compromisso em implementar a tecnologia no “país do Sol nascente”, a fim de garantir a estreia comercial em 2020.

«Acreditamos que o espetro de alta frequência deve ser usado não apenas para pequenas células (retransmissoras) como forma de complemento das redes existentes, mas também para criar uma cobertura consolidada através da coordenação com as frequências mais baixas», sublinha Seizo Onoe, diretor de tecnologias da NTT DoCoMo, citado pelo comunicado da Nokia Networks.


  • 333