exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

É um skate? Não, é uma hoverboard. E Tony Hawk já experimentou

  • 333

A Arx Pax garantiu mais de meio milhão de dólares para desenvolver skates” sem rodas, que recorrem a campos magnéticos para flutuarem a poucos centímetros do solo. As primeiras hoverboards estreiam em outubro.

O futuro começa a 21 de outubro. Pelo menos para os aficionados mais ferrenhos do filme Regresso ao Futuro será assim. E também para as 11 pessoas que investiram 10 mil euros numa hoverboard da Arx Pax através da plataforma de crowdfunding kickstarter. Nesse dia, já será possível provar que é possível criar um skate sem rodas – ou melhor, uma hoverboard – e que os guionistas de Hollywood sabiam o que estavam a fazer há mais de 30 anos.

A hoverboard Hendo está longe de ser uma campeã da angariação de fundos no Kickstarter: 510.590 dólares de investimento que notoriamente contrastam com os 16 milhões de dólares já angariados pelo smartwatch Pebble. Os "preços" também ajudam a explicar por que é este skate sem rodas dificilmente poderia ser o campeão do crowdfunding: os primeiros 11 “futuristas” que vão inaugurar a era dos hoverboards pagaram 10 mil dólares para garantir a sua Hendo. 

A campanha de financiamento da Arx Pax também contempla modalidades mais em conta, com valores entre os 299 e os 949 dólares, para quem quiser comprar os kits que incluem a arquitetura de campos magnéticos, que poderá ser usada no desenvolvimento de dispositivos com outras funcionalidades.

A hoverboard pode ter direito ao estatuto de pioneira, mas até nem foi o objetivo inicial da equipa Arx Pax. «Demos início a este projeto com um objetivo de âmbito social: como criar equipamentos e estruturas resistentes a terramotos, cheias e subidas do nível do mar. A paixão que guiou tudo isto resultou do desejo de criar algo diferente na forma como as construções são feitas para resistir aos dias menos bons», recorda Greg Henderson, fundador da Arx Pax, citado pelo The Guardian.

Como prova de conceito, a Arx Pax acabou por enveredar pela criação de uma hoverboard. A divulgação da campanha de financiamento contou com uma ajuda especial: Tony Hawk, o maior skater de todos os tempos, aceitou defender o estatuto ganho ao longo dos anos sobre uma plataforma magnética… e sem rodas.