Marte: 20% da superfície já teve água há milhões de anos

Investigadores estimam que a superfície de Marte já teve um corpo de água maior que o oceano Ártico à superfície há 4,5 milhões de anos.

Alamy

Um estudo publicado na revista Science revela que 20% da superfície de Marte pode ter estado coberta de água há milhões de anos. Estima-se que este corpo de água tivesse uma profundidade de 1600 metros.

Os investigadores estimam que Marte tinha HDO, a variante mais pesada de água. As conclusões só foram possíveis com o estudo de imagens recolhidas a partir de três telescópios na Terra: o European Southern Observatory’s Very Large Telescope, no Chile, o Keck II e o Infrared Telescope Facility da NASA, no Hawai.

A investigação mostra ainda que Marte teve um clima dividido por estações e que até existiram regiões com diferentes climas ao mesmo tempo. Os cientistas mediram durante seis anos a perda de H2O e de HDO para conseguirem tirar estas conclusões.

Estas descobertas permitem dizer que Marte poderá ter sido habitável há mais tempo do que se julgava até agora.