exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sensor de câmara transforma o smartphone num scanner 3D

Cientistas da Caltech, na Califórnia, desenvolveram um sensor de câmara que transforma o smartphone num scanner 3D. 

  • 333

A equipa de Ali Hajimiri desenvolveu um chip com tecnologia LIDAR, de deteção e alcance da luz, para capturar a altura, largura e profundidade em cada pixel. Desta forma, o LIDAR emite um laser para o objeto a retratar e analisa as ondas de luz devolvidas para o sensor.

A tecnologia LIDAR já é usada atualmente para guiar mísseis de precisão e carros autónomos. A novidade aqui é que há uma matriz de minúsculos LIDARes na câmara que permite transformar a imagem em diferentes partes do objeto ou cena, sem necessidade de movimentos mecânicos do aparelho, noticia a InfoBrasil.

Os dados combinados de todos os pixéis vão permitir a recriação de um modelo 3D do objeto. Neste momento, o chip produzido pelo laboratório só tem 16 pixeis, o que implica que qualquer objeto tenha de ser sempre “rodado” um pouco para se conseguir apanhar a imagem com profundidade para 3D.

O objetivo passa por desenvolver a tecnologia para criar um sensor capaz de detetar centenas de milhares de pixéis e que proporcione uma nova forma para carros autónomos e smartphones conseguirem obter dados precisos de imagens 3D.