exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores analisam capacidade de camuflagem das lulas

Os cientistas da Universidade da Califórnia acreditam que as lulas podem ter a chave para o desenvolvimento de uma tecnologia que permita aos soldados serem invisíveis aos radares infravermelhos. 

  • 333

Os cefalópodes, onde se incluem as lulas, são dos grupos de animais mais antigos e isso pode dever-se às suas avançadas técnicas de camuflagem. Os investigadores pretendem analisá-las e criar adesivos de invisibilidade que possam ser usados por soldados. Estes adesivos são construídos a partir de proteínas extraídas das lulas e permitem que os soldados sejam invisíveis na deteção por infravermelhos, noticia a Info Brasil.

Os investigadores acreditam que os adesivos possam depois ter qualquer cor com os estímulos químico e mecânico necessários. Por agora, está tudo em fase de testes e não estão prontos a serem usados em teatros de guerra ainda. Os próximos passos passam por criar um sistema de camuflagem que se adapte sozinho às condições de combate e outro sistema que tenha vários adesivos que possam ser sincronizados para responderem em simultâneo a diferentes tipos de onda de infravermelhos.