exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Água origina supertempestades em Saturno?

Investigadores da Caltech estão a tentar decifrar o que está na origem das supertempestades registadas em Saturno. Nos últimos 140 anos, verificaram-se seis destes fenómenos.

  • 333

De tempos em tempos, mais precisamente a cada 20 ou 30 anos, Saturno é assolado com tempestades gigantescas que fazem com que o planeta pareça ter grandes manchas brancas. Essas manchas podem ser tão grandes quanto a Terra e, por vezes, os rastos que as tempestades deixam acabam por dar a volta, cobrindo todo o planeta.

O professor Andrew Ingersoll e Cheng Li usaram um modelo numérico para determinar que as tempestades se formam como uma interação entre a atmosfera interior e exterior de Saturno, noticia a Cnet

A exterior é composta por hidrogénio e hélio e liberta moléculas pesadas de água sob a forma de chuva. Quando há essa libertação, esta atmosfera fica mais leve que a interior e acaba por arrefecer, atraindo o ar húmido e quente de baixo através de convexão. Essa movimentação do ar é que acaba por provocar as tempestades massivas e que são visíveis através de telescópios na Terra e que assumem a forma de manchas brancas.

O processo de arrefecimento pode demorar até 30 anos, o que explica o longo intervalo entre supertempestades
  • 333