exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas levam pessoas a pensar que são invisíveis

Uma equipa de investigadores do Karolinska Instituet da Suécia conseguiu levar 125 pessoas a acreditar que estavam invisíveis. 

  • 333

Os participantes desta experiência usavam um headset que estava a reproduzir vídeo em tempo real do que se estava a passar na sala. Assim, quando olhavam para baixo, viam o espaço vazio, em vez do seu próprio corpo. O investigador depois usa um pincel para tocar em vários pontos do corpo do participante e ao mesmo tempo, com a outra mão, imita os mesmos movimentos debaixo da câmara, como se vê na imagem. O participante sente ao mesmo tempo o toque do pincel, mas vê que o toque está a ser dado no meio do ar e “sente-se” invisível, explica a Popular Science.

Para tornar a experiência mais interessante e verificar até que ponto a invisibilidade estava a ser sentida, os investigadores simularam estar a dar facadas em vez de toques ligeiros. Ao sentir a ameaça da facada, os participantes começaram a ter um batimento cardíaco mais rápido e a transpirar.

A ilusão da invisibilidade também ajudou os participantes a sentirem-se menos nervosos no momento de falar em público, em frente a uma audiência.

Os próximos estudos vão recair sobre os efeitos da percepção de invisibilidade e sobre se esta afeta a nossa noção de Bem e Mal, do certo e do errado.

  • 333