exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Tatuagens digitais dão controlo sobre dispositivos eletrónicos

Investigadores da Universidade do Illinois criaram um sistema de tatuagens digitais que se aplicam sobre a pele e que conseguem interpretar os comandos do cérebro, permitindo controlar aparelhos eletrónicos. 

  • 333

Getty Images

O feito de controlar aparelhos eletrónicos com a mente já foi conseguido, mas exige que se tenha um capacete de eletroencefalograma, fios e géis aplicados. A outra restrição importante é que o utilizador não se pode mexer. Agora, John Rogers, da Universidade do Illinois, liderou uma equipa que desenvolveu um pequeno adesivo que é colocado sobre a pele de qualquer pessoa e que deteta os comandos, transmitindo-os para os dispositivos eletrónicos, noticia a New Scientist.

Nesta fase, os primeiros utilizadores foram convidados a escrever a palavra Computer numa máquina à sua frente, usando apenas a atividade elétrica do cérebro. O EEG desta vez estava ligado através de fios, mas o objetivo da equipa é desenvolver um sistema que permita transmitir dados sem fios.

A primeira aplicação desta inovação pode ser no campo da medicina, com os investigadores a trabalharem numa forma de detetar convulsões em bebés recém-nascidos com um aparelho pequeno, leve e não intrusivo.

As tatuagens podem ser usadas em movimento e durante um prazo de duas semanas. Outras aplicações para este sistema passam por uma máquina de café ligada à rede e que começa a tirar um café assim que o utilizador acorda ou um telemóvel que fica no silêncio quando deteta que o utilizador está concentrado. 

  • 333