exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Bodyprint: desbloquear smartphones com a orelha

A Yahoo Labs está a trabalhar no Bodyprint, um sistema de autenticação biométrica que permite desbloquear o telemóvel com toques no ecrã da orelha, punho, falanges, palma da mão e dedos.

  • 333

O Bodyprint é um sistema de autenticação desenvolvido pela Yahoo Labs que transforma o ecrã de um smartphone num scanner biométrico. Na prática, isto significa que é possível desbloquear o ecrã de um terminal com diferentes partes do corpo: orelha, punho, falanges, palma da mão e dedos. Ou seja, imagine que recebe uma chamada: basta encostar o telemóvel ao ouvido que ele atende automaticamente; se não for o proprietário, não será autenticado e será incapaz de atender a chamada.

Christian Holz, líder do projeto, refere à Cnet que a autenticação por impressão digital presente em alguns smartphones de topo de gama, embora eficaz, contribui para aumentar o preço dos dispositivos, pelo que um dos objetivos do Bodyprint é aumentar a segurança sem fazer crescer o custo em demasia.

Nos testes já efetuados com 12 participantes, o Bodyprint alcançou uma taxa de sucesso de 99,98% no reconhecimento de partes do corpo e de 99,52% no reconhecimento de utilizadores.

Antes de avançar para testes numa escala maior, os investigadores pretendem melhorar os algoritmos de reconhecimento.

Pode saber mais detalhes sobre o Bodyprint no vídeo abaixo.

  • 333