exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Depois dos carros, Tesla tem bateria para casa

A empresa liderada por Elon Musk volta a inovar e apresenta agora uma bateria que pode armazenar energia para a casa. O objetivo é mudar o Mundo.

  • 333

Já há muito que se ouviam os rumores sobre a Tesla estar a preparar um produto que iria agitar o segmento das tecnologias. Soube-se no final da semana passada que a empresa de Elon Musk criou uma bateria capaz de armazenar energia que pode ser usada em casa. A bateria deve ser guardada numa garagem ou anexo exteriores.

A Tesla já tem uma fábrica a preparar baterias de iões de lítio e espera que, em 2020, a produção já esteja otimizada e que consiga, num ano, produzir mais baterias do que as que o Mundo todo produziu em 2013. Algumas destas baterias devem ser para as Powerwalls, o dispositivo agora apresentado.

A empresa anunciou dois modelos de baterias, com sete e dez kWh, que medem ambas cerca de 1,2 metros por 70 cm e apenas 20 cm de espessura. O objetivo da Powerwall é acumular, por exemplo, energia solar recolhida durante o dia, para ser usada de noite. Um frigorífico usa em média 0,2 kWh e a iluminação de uma sala deve ficar-se pelos 0,1 kWh, pelo que o modelo de 7 kWh será suficiente para as casas particulares.

Numa primeira fase, as baterias vão estar disponíveis apenas nos EUA a partir deste verão, com preços a rondar os 3500 dólares, mas espera-se que seja disponibilizado brevemente noutros mercados. 

  • 333