exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Estudo mostra que cérebros de gamers têm melhores funções cognitivas

Os gamers têm mais conexões neuronais na região do cortex cerebral relacionada com percepção, coordenação motora e funções cognitivas do que a restante população. 

  • 333

Um estudo de investigadores chineses conduzido junto de 27 gamers profissionas de e-sports e outros 30 jogadoresa amadores mostra que os profissionais têm maior atividade no lado esquerdo do cérebro, associado a cálculos e funções lógicas. Isto mostra que os gamers conseguem resolver problemas simples de forma mais rápida do que a restante população, que não joga habitualmente, explica a Info Brasil.  

Este estudo concluiu também que os jogadores profissionais têm mais massa cinzenta. Esta massa é a substância que ajuda o cérebro a processar novas informações. Quanto mais se jogar, mais massa é produzida e, consequentemente, melhores e mais fortes conexões serão estabelecidas.

Os investigadores querem agora detetar se os gamers também conseguem ter melhor neuroplasticidade, a capacidade dos neurónios adaptarem-se a novas experiências e informações. 

  • 333