exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

EUA preparam grandes enxames de drones minúsculos

O projeto das autoridades militares dá pelo nome de Cicada e prevê a construção e lançamento de grandes enxames de pequenos drones, de forma a que o inimigo não os possa recolher todos. 

  • 333

São os micro UAV, de unmanned aerial vehicle, mais pequenos jamais desenvolvidos. As autoridades militares ainda têm de gastar alguns milhares de dólares para construir cada um, mas o objetivo é que este processo se torne barato e se consigam fabricar estes micro drones por 250 dólares cada. Os Cicada, de Covert or Close-In Autonomous Disposable Aircraft, poderão ser lançados em enxame sobre um território inimigo e até podem ser programados para voarem para determinadas coordenadas GPS, explica o Register.

Este drone é do tamanho de um telemóvel e assemelha-se a um «pombo robótico», no sentido em que consegue dirigir-se para determinado local. O Cicada não tem qualquer motor e é constituído por dez peças, sendo desenhado para se dirigir para as coordenadas predefinidas logo que é largado a partir de um drone maior, um balão ou um avião. O microdrone pode voar a 75 km/h, de forma silenciosa, uma vez que não tem motor, nem forma de propulsão.