exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Laboratório da Universidade de Coimbra eleito GPU Research Center da Nvidia

A Nvidia distinguiu um laboratório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra pelo trabalho desenvolvido na área da computação paralela entre a 2007 e a atualidade.

  • 333

O Laboratório de Multimédia e Processamento de Sinal, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebeu a distinção “GPU Research Center” da Nvidia. A distinção pretende premiar o trabalho que Gabriel Falcão e Vítor Silva têm levado a cabo na área da computação paralela. 

A investigação dos dois professores da FCTUC terá permitido «a melhoria de procedimentos em meios de diagnóstico, como por exemplo, sistemas de imagiologia por ultrassom e de endoscopia médica», refere um comunicado da Universidade de Coimbra, apontando uma das áreas em que a programação de chips em paralelo produziu resultados. 

Com o recurso aos chips gráficos os investigadores da Universidade de Coimbra também terão logrado benefícios do ponto de vista técnico no que toca ao desenvolvimento de códigos corretores de erros que prometem aumentar a robustez em sistemas de comunicação de dados usados na Internet e nas comunicações móveis, a simulação de do comportamento eletromagnético de novos materiais, ou reconstrução de cenários 3D em tempo real. 

Os trabalhos do laboratório da FCTUC (cuja equipa de investigadores na foto) na área de gestão e programação de vários chips gráficos mereceram destaque em conferências científicas, revistas e livros da especialidade. 

«Esta distinção confere à Universidade de Coimbra elevada visibilidade, assumindo-se como um dos líderes internacionais na investigação suportada por aceleradores do tipo GPU, e permitindo-lhe competir nos palcos internacionais com as melhores instituições a nível mundial», sublinham Gabriel Falcão e Vítor Silva no comunicado da Universidade de Coimbra.

  • 333