NASA alerta para o desaparecimento de enorme massa de gelo na Antártida

O Larsen B Ice Shelf está a derreter rapidamente e deve mesmo desaparecer completamente antes do final desta década, alerta a NASA.

Os investigadores da NASA detetaram que se estão a formar fissuras na massa de gelo em causa e que o glaciar está a desaparecer de fuma forma rápida. «Esta massa existe há dez mil anos e agora vai desaparecer», explica Ala Khazendar, que coordena o estudo. «É fascinante estarmos na primeira fila para ver a massa a tornar-se instável e desaparecer, mas é mau para o nosso planeta», lê-se no comunicado divulgado pela agência espacial.

Este tipo de massas é responsável por manter os glaciares no seu sítio e impede que se desloquem para o oceano. Estudos publicados nos últimos tempos concluem que o gelo da Antártida está a derreter-se de uma forma rápida nas últimas duas décadas e que o Larsen B vai mesmo desaparecer antes do final desta década, noticia o The Verge.

Esta massa de gelo existe há doze mil anos, segundo o National Snow and Ice Data Center e chegou a medir 220 metros de espessura. O fim começou a ser “anunciado” em 2002, quando um largo pedaço se soltou e começou  a deslocar. Durante esse colapso, mais de 3250 quilómetros quadrados ter-se-ão derretido em 35 dias. Agora, estima-se que o fim do Larsen B chegue ainda durante esta década.