exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Realidade aumentada disponível no para-brisas

A WayRay está a desenvolver um sistema de navegação com realidade aumentada, integrado no para-brisas do carro. 

  • 333

O Navion é um sistema que mostra hologramas com setas diretamente sobre a estrada para indicar qual o caminho a tomar. Esta abordagem, de realidade aumentada, é inovadora e surge diretamente integrada no para-brisas no veículo. Assim, o condutor terá menos distrações, como a necessidade de olhar para o ecrã central de navegação no tablier, explica a Popular Science.

As indicações visuais são mostradas logo no vidro do carro, sem ser preciso também nenhum headset especial ou ter de se estar atento às indicações de voz. O sistema Navion vai também ser capaz de reconhecer comandos gestuais, embora seja aconselhável manter as duas mãos no volante enquanto se conduz. Por fim, existe ainda um componente que aceita comandos de voz.

O sistema da WayRay deve estar disponível para outros fabricantes a partir do outono de 2015. 

  • 333
  • Jardim do Cabeço das Rolas, Aterros de Carnide e Beirolas, Lispólis, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Quartel dos Sapadores Bombeiros de Chelas. O que têm em comum? Ficam todos em Lisboa – e todos vão passar a albergar os primeiros cinco espaços de experimentação do cluster Lisboa Robotics, que foi apresentado sexta-feira por responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa.