exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Antenas de próxima geração podem ser impressas em t-shirts

Investigadores usaram grafeno para imprimir antenas em materiais pouco prováveis, como papel ou mesmo roupa. Estas antenas poderão servir para ligar vários dispositivos em rede. 

  • 333

Na Universidade Manchester, os cientistas querem usar grafeno para criar antenas que podem ser impressas em papel ou tecido. Estes investigadores explicam que impregnam a tinta a ser usada com grafeno e que depois passam um rolo por cima para aumentar a condutividade da antena.

Este princípio pode ser usado no fabrico de antenas que podem equipar vários aparelhos e locais, como t-shirts, termómetros ou até paragens de autocarro.

As antenas podem ser produzidas a um preço relativamente baixo, o que deve servir para que a sua utilização possa ser massificada. Uma das potenciais utilizações passa pela criação de chips RFID que podem ser integrados em etiquetas a aplicar em vários itens, As etiquetas baseadas em grafeno podem ter um custo mais baixo, devido a um processo de fabrico mais simples e a um baixo custo do material.

É mais uma propriedade do grafeno, um material que promete revolucionar a forma como nos relacionamos com tecnologia. Até agora, o grafeno mostrou potencial para ser usado na aeronáutica, como material para substituir a fibra de carbono; nas células solares para gerar eletricidade, nos ecrãs, proporcionando condutividade elétrica e transparência e como componente para fabrico de processadores que ajudarão a cumprir a Lei de Moore.