exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Robot terapeuta consegue detetar se paciente está em depressão

Chama-se Ellie e é um robot que analisa expressões faciais e padrões de voz. O objetivo é identificar os soldados que estão à beira de uma depressão.

  • 333

Paulo Matos

Investigadores da Universidade da Califórnia estão a realizar testes experimentais às capacidades de um robot terapeuta. O robot foi batizado de Ellie e consegue ouvir os problemas do paciente e detetar sinais de depressão.

A Ellie utiliza o software SimSensei e o hardware inclui o Kinect da Xbox 360. Segundo o Tech Radar, está agora a ser testada em veteranos militares norte-americanos e o feedback inicial é positivo, com os antigos soldados a referirem que se sentem mais à vontade para falar por saberem que não serão vítimas de preconceitos.

O robot estuda as expressões faciais e os padrões de voz da pessoa, o que lhe permite extrapolar o bem-estar do indivíduo. Por exemplo, embora uma pessoa deprimida seja capaz de sorrir, os sorrisos são mais curtos e mais fechados.

A Ellie está ainda em fase de testes e espera conseguir obter financiamento do governo norte-americano com o intuito de vir a ser usado para identificar os soldados no ativo que se encontrem à beira de um ponto de rutura psicológica.

  • 333