exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Ondas cerebrais substituem passwords

Investigadores afirmam que, com pequenas alterações, os computadores são capazes de reconhecer as ondas cerebrais do utilizador, que podem passar a ser usadas como password. 

  • 333

A investigação da Universidade de Binghamton mostra que o PC pode ser “treinado” para identificar o utilizador com base nas suas ondas cerebrais de reação a certas palavras. Assim, o princípio pode ser usado para ditar o fim das passwords como as conhecemos atualmente, noticia o Tech Crunch.

O Brainprint é o estudo dos investigadores que analisaram as ondas cerebrais de 45 voluntários que liam acrónimos como FBI ou DVD. O objetivo foi monitorizar as reações cerebrais a cada conjunto de letras e descobriram que o cérebro de cada utilizador reage de uma forma única. O computador pode ser então programado para reconhecer estes padrões com uma eficiência de 94%.

As impressões cerebrais vão poder ser usadas como password e têm a vantagem de poderem ser maleáveis, ao contrário do que sucede, por exemplo, com as impressões digitais.

  • 333